Projeto formativo

Training Project


Projeto de formação para professores multiplicadores em dança.

casa frança Brasil
De 06 a 10 de agosto, das 14h às 17h30

Teórica – das 14h às 15:30 | Prática – das 16:00 às 17:30

A partir do interesse em contribuir para o fortalecimento da dança contemporânea, o Dança em Trânsito realizará um projeto de formação de professores, com o objetivo de torná-los professores multiplicadores das aprendizagens adquiridas.

 A proposta é de interação com o projeto pedagógico de cada instituição convidada, com ponto de partida em processo de contextualização, para chegar a uma “conversa” com a dança contemporânea. Pretende-se o aperfeiçoamento profissional com incorporação de técnicas e linguagens, sempre tomando como referências as interpretações da realidade, em suas múltiplas manifestações. Dessa forma, o Dança em Trânsito pretende contribuir para o estímulo à prática da dança contemporânea ao mesmo tempo em que, através do trabalho com esta modalidade artística, possa impactar positivamente as vidas dos próprios professores e seus alunos.

Training for multiplier teachers in dance.

casa frança Brasil
From August 06th to 10th, 2pm to 5:30pm
theory – from 2pm to 3:30pm | practice – from 4pm to 5:30pm

As a result of the interest in contributing towards the strengthening of contemporary dance, Dança em Trânsito will include a teacher training project in order to turn these teachers into multiplying teachers of what they have learned.

We intend to interact with each institution’s teaching project with a starting point in a contextualization process in order to start a “conversation” with contemporary dance. Professional improvement will be obtained with new techniques and languages, always using the interpretations of reality in multiple manifestations as a reference. As such, Dança em Trânsito intends to contribute towards stimulating the practice of contemporary dance whilst positively impacting the lives of teachers and students by means of the work with this form of art.  


Profissionais Orientadores | Supervising Professionals

 

06 AGOSTO

Angel Viana

teórica e  prática | theory & practice



07 AGOSTO

Núbia Barbosa

teórica | theory

Flávia Tápias

prática | practice


08 AGOSTO

Ana Vitória

teórica e  prática | theory & practice



09 AGOSTO

Mariana Kadletz e Raphael Ribeiro

teórica | theory

Romual Kabore

prática | practice


10 AGOSTO

Luciana Ponso

teórica e  prática | theory & practice


ANGEL VIANA

Aula do papel

Esta aula baseia-se no estímulo para improviso e criatividade dos participantes, onde se desenvolverão ideias em torno das dobras do corpo em diálogo com o papel, o toque do papel como estímulo para tocar seu corpo e o corpo do outro, a sustentação do corpo do papel e a nossa suspensão no ar. 

 

Angel Vianna
Bailarina, atriz, coreógrafa, professora, e pesquisadora em dança e em expressão corporal. Notório saber pela UFBA. Fundou e dirige a Escola Angel Vianna e a Faculdade Angel Vianna/RJ.


ANA VITÓRIA

Curso de Criação
(Re) Aprendizagens Afetivas

A Oficina (Re)Aprendizagens Afetivas propõe uma investigação criativa inspirada na memória e nas experiências vividas de cada sujeito participante, como suporte para a criação artística.
 

Ana Vitória
Coreógrafa e bailarina. Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO na linha de performances do corpo. Coordenadora da Pós-Graduação em Preparação Corporal para as Artes Cênicas da FAV. 


ROMUAL KABORE

Um aquecimento dinâmico vai permitir a tomada de consciência da escuta, dos apoios, do peso corporal, equilíbrio e autoconfiança. Posteriormente, vamos trabalhar em uma abordagem para a dança africana. Ambos os conteúdos são ligados pelo desejo de permitir aos participantes a criação de suas próprias linguagens gestuais. Na ocasião, vamos discutir a peça "Romual sans D", solo que conta o que caracteriza minha trajetória até agora.

 

Romual KABORE / Coreógrafo e dançarino Nascido em uma aldeia em Burkina Faso, Romual Kabore descobriu a dança por acaso com Yvon Nana Kouala. Fascinado pelo movimento e pelas possibilidades que ele oferece, integra a formação oferecida pelo Centro La Termitière - Ouagadougou para o Desenvolvimento Coreográfico.


 

NÚBIA BARBOSA

Aspectos anatômicos, biomecânicos e o olhar preventivo sobre o corpo e o movimento em cena, como potencializador de processos na dança contemporânea.


Núbia de Lima Barbosa
Professora especialista em docência superior (FABES), fisioterapeuta (IBMR), especialista em prevenção de lesões (GDS/Angel Vianna/Método Bertazzo), reeducação postural (Philippe Souchard) e dança educação (UFRJ).


MARIANA KADLETZ
E RAPHAEL RIBEIRO

Capacitar

O objetivo do programa Capacitar é orientar entidades do terceiro setor interessadas em captar recursos de leis de incentivos fiscais nas áreas de saúde, esporte, cultura, terceira idade e infância e adolescência, tendo foco no desenvolvimento de projetos que atendam às diversas normas constantes na legislação federal, agindo sempre sobre as lacunas sociais das regiões e contribuindo para melhoria dos indicadores sociais de cada região visitada. Até o momento o programa atendeu por volta de 2.500 pessoas em 7 estados brasileiros.

 

Mariana Kadletz
Advogada e produtora cultural, proprietária da empresa Incentive. Desde 2009, atua no desenvolvimento de projetos vinculados a mecanismos de incentivos fiscais em todo o Brasil e é também responsável pela plataforma de formação na área chamada Capacitar. 

Raphael Ribeiro
Administrador com habilitação em Marketing e pós em gestão e planejamento de eventos, atua com projetos de incentivos fiscais em 10 estados brasileiros. Desde 2009, é sócio da empresa Incentive, responsável pelo desenvolvimento do projeto do primeiro centro de cultural 100% financiado pelo artigo 18 de lei Rouanet (regime mecenato).


FLÁVIA TÁPIAS

Workshop Dança Contemporânea
Metodologia Tápias

O MOVIMENTO e sua percepção, dinâmica, musicalidade e transformação.

Considerando que “O homem existe no próprio corpo”*,  pode-se tomar diversas interpretações.    Exploraremos, nos nossos workshops, a interpretação que cada indivíduo faz do próprio corpo (percepção), às interpretações a serviço das quais o coloca. (*José Gil)

Objetivo Geral: Aprofundar o trabalho de preparação do intérprete para os diversos desdobramentos da dança contemporânea.

 

Flavia Tápias
Coreógrafa, intérprete e professora de dança contemporânea graduada pela Faculdade Angel Vianna no Brasil. É integrante do Grupo Tápias desde 1998, no qual atua até hoje, juntamente com a coreógrafa Giselle Tápias. É diretora artística do Festival Tápias e assistente de direção e curadora dos festivais internacionais de dança contemporânea Dança em Trânsito e Correios em Movimento, realizados no Brasil.

Atua como professora de técnica de dança contemporânea e composição coreográfica em diversos festivais e mostras internacionais.

Assumiu a direção do Grupo Tápias no Brasil e fundou uma base da companhia França que é associado ao Dança em Trânsito.


LUCIANA PONSO

Aula de Videodança

A partir da constatação de que o cinema modificou a relação do homem com o seu corpo e com a noção de espaço e tempo vamos identificar através de obras audiovisuais, videográficas e digitais, lugares onde a dança pôde se reinventar. Como dar início a um pensamento onde as linguagens da dança e vídeo caminhem juntas para a criação de uma obra, no caso um videodança? De que maneira se transpõe para a tela um pensamento coreográfico?  A câmera pode ser coreografada pode dançar também?
Essas e outras questões relacionadas ao tema "corpo-câmera" são o ponto de partida para essa conversa seguida de oficina, produzindo assim um desafio de criatividade para o bailarino e o videomaker, utilizando recursos acessíveis de filmagem. 

A oficina é direcionada a bailarinos, performers, coreógrafos, fotógrafos, videomakers e artistas interessados no corpo e no movimento.
Equipamento recomendado: câmeras, celulares. 

 

Luciana Ponso é bailarina, professora de dança e desde 2003 desenvolve uma interface com o vídeo. É mestre no Programa de Pós Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes na UFF-RJ e graduada pela Faculdade de Dança Angel Vianna- RJ.