Oficinas

As oficinas do Dança em Trânsito são oferecidas gratuitamente e ministradas por convidados nacionais e internacionais participantes do festival.
Com isso reforçamos a intenção de promover intercâmbio entre artistas e o público em geral, com diferentes níveis de técnica e/ou conhecimento de dança.

Inscrições e informações pelo email formacao@espacotapias.com.br

Envie um email com nome, contato e 3 linhas do currículo para garantir sua vaga. Você receberá resposta confirmando a vaga.
Não se esqueça de informar para que workshop você solicita vaga.


 RIO DE JANEIRO - RJ

 
WhatsApp Image 2019-07-28 at 14.31.21.jpeg
 

Oficina Teórica

Este workshop irá focar algumas peças de dança programadas pelo festival. Elas servirão como base sólida para discussão, troca de idéias
e redação. Vamos compartilhar nossas perspectivas, aprimorar nossa análise para construir uma reflexão sobre as questões das peças que vimos em suas origens com um compromisso pessoal. Durante esses workshops, discutiremos ferramentas para analisar e escrever sobre dança e além. O encontro final, no final do festival, com jornalistas e artistas, compartilhará perspectivas sobre crítica de arte.

Rosita Boisseau é uma jornalista livre para o Le Monde e Télérama e crítica de dança. É autora de monografias sobre Régine Chopinot (Armand Colin), Philippe Decouflé (Textuel), José Montalvo e Dominique Hervieu (Textuel) Balé (Textuel), Panorama da dança contemporânea (Textuel), Danse et art contemporain (Scala, 2011) ), Photographier la danse (Scala, 2013), Danse contemporaine (Scala, 2016), Le Cirque contemporain e Danser Pina (Textuel, 2018).

 

Oficinas Práticas

oficinas_posts6.jpg

A técnica será usada como veículo para abrir uma ampla gama de possibilidades de expressão que será despertada por auto-explorar e se conectar com as nossas capacidades desconhecidas de expressão.

Utilizaremos improvisações vinculadas por um objetivo claro como forma de alcançar novas profundidades quebrando os limites aparentes impostos pela premissa da atividade.

Faremos o possível para nos tornar mais conscientes do que geramos no desenvolvimento do outro e compreendendo como o que sentimos no interior se relaciona com a forma como nos envolvemos com o exterior (espaço, tempo, música, movimento e outros).

O objetivo do workshop é combinar técnica de contato-improvisação e exercícios acrobáticos para desenvolver um movimento comunicacional entre dois corpos. Essa comunicação requer nossa disposição completa. Além do corpo vamos tentar dançar em conexão com nossos pensamentos e emoções, a fim de alcançar um corpo completo disponível e pronto para executar.

Também abordaremos diferentes ferramentas de movimento e exploraremos como transferir nosso peso para o nosso parceiro, o fora do eixo, diferentes tipos de elevações, passos e como nos lançar para trás. Vamos trabalhar também com acrobacias: handstands, saltos acrobáticos, rolos, uso da coluna vertebral em sua totalidade (arcos, backbends)

oficina_denise.jpg

O objetivo desta oficina é a pesquisa sobre a teatralização do movimento dançado. Terá como eixo principal a transmissão de trechos do repertório da companhia « à fleur de peau ».  

As sessões serão compostas de diversos exercícios que tratarão dos seguintes elementos : qualidades, dinâmicas e musicalidade do movimento, independência das articulações, olhar e presença, sub-texto do movimento dançado, noção de espaço, disponibilidade, e finalmente criação de seqüências visuais e coreográficas.

Cada dia o aquecimento terá um aspecto diferente para poder aprofundar e desenvolver o potencial de cada intérprete. Em seguida a preparação necessária ao gestual próprio à cie. «à fleur de peau» e a transmissão de trechos do repertório.

No final da oficina, proporemos uma demonstração com extratos dançados do nosso repertório e módulos construídos durante a oficina. Colocaremos em evidência a transmissão desta técnica e desta linguagem  tão específica para o corpo de outros bailarinos. 

Transmitindo nossa técnica e nosso ‘savoir-faire’, nossa pedagogia é cada vez mais orientada para uma análise da criação cênica como verdadeiros laboratórios que colocam num primeiro plano a individualidade e a criatividade de cada um dos participantes. Nosso trabalho pedagógico é intimamente ligado à nossa pesquisa e nossa linguagem. 

oficinas_posts3.jpg

MARICÁ - RJ

oficinas_posts.jpg

A aula será voltada para a modalidade "KRUMP", uma dança urbana criada no de 2000 com movimentos que parte da descontração de outras vertantes das danças e artes marciais.

oficinas_posts8.jpg

“Um aquecimento dinâmico vai permitir a tomada de consciência da escuta, dos apoios, do peso corporal, equilíbrio e autoconfiança. Posteriormente vamos trabalhar em uma abordagem para a dança afriacana. Ambos os conteúdos são ligados pelo desejo de permitir aos participantes a criação de suas próprias linguagens gestuais. Na ocasião, vamos discutir a peça “Romual Sans D”, solo que conta o que caracteriza minha trajetória até agora.” Romual Kabore

Romual Kabore é dançarino nascido em uma aldeia em Burkina Faso que descobriu a dança por acaso com Yvon Nana Kouala. Fascinado pelo movimento e pelas possibilidades que ele oferece, integra a formação oferecido pelo Centro La Termitière – Ouadadougou para o Desenvolvimento Coreográfico.


FLORIANÓPOLIS - SC

oficinas_posts2.jpg