TRÂNSITO COMPANHIA
DE DANÇA

 

A ideia de criar a “Trânsito Cia de Dança” nasceu a partir da reflexão da direção do “Dança em Trânsito” ao analisar os trabalhos desenvolvidos nos últimos 3 anos, nas residências coreográficas realizadas nos Centros de Cultura da Engie.

Nestas residências, coreógrafos renomados do cenário internacional da dança contemporânea, convidados por Giselle Tápias, trabalharam por um período de 10 dias em cada Centro de Cultura com jovens previamente selecionados, fazendo uma ação formativa e multiplicadora.

Estas criações, ora juntas ora separadas, foram apresentadas nos 3 Centros de Cultura e algumas também em Florianópolis e no Rio de Janeiro. Um trabalho que resultou em uma criação coreográfica de muita qualidade, mas que foi muito além de um impacto somente artístico.

Observamos que, no decorrer destes anos de “Residências Artísticas”, vários jovens vêm se destacando por seu talento, dedicação e interesse. O intenso desejo deles por mais informação e acesso à cultura revela a carência por mais ações formativas que eles enfrentam nas cidades onde se encontram.

A “Trânsito Cia de dança” terá foco na formação, na pesquisa, na criação e na difusão de trabalhos realizados em parceria com o Festival Dança em Trânsito e os Centros de Cultura, com destaque para a dança contemporânea.

Promoveremos um espaço de encontro e de troca de experiências entre artistas renomados e “jovens talentos” fazendo esse encontro ser um catalisador de experiências estéticas e humanas; um lugar de fricções, deslocamentos; a expressão concreta de uma utopia artística a partir dos desejos dos jovens participantes. Um dos desafios do projeto é tornar a “Trânsito Cia de dança” uma companhia de referência nacional.


 

TRILHA

Caminho a seguir, vestígio, rasto, pista,
marca, atalho...
Não existe um caminho novo, existe um novo
jeito de caminhar.

Coreografia: Flávia Tápias e Gleidson Vigne

Os coreógrafos Flávia Tápias e Gleidson Vigne vêm participando das residências de criação do Festival Dança em Trânsito desde sua criação.
A ideia da temática "Trilhas" para o primeiro espetáculo da "Trânsito Cia de Dança" surgiu a partir do desejo de expressar o magnetismo e potência desses encontros.